ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Física Geral e Experimental II
ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES
Turma 2
Anderson Loureiro Bittencurt
Átila Miranda
Eduardo Sampaio
Elieber Nathan
Reinaldo de Oliveira Júnior
Teoria: Prof. Me. Salvador Mangini Filho
Prof. Dr. Luiz Fernando Charbel
(30 – Setembro – 2013)
Terça-feira
RESUMO
Com o propósito de estudar o comportamento do capacitor para diferentes associações, foram montados dois circuitos reais, utilizando quatro capacitores em uma placa apropriada e um multímetro para realizar as diversas medidas e análises do mesmo, sendo um circuito em série e outro em paralelo, medimos a capacitância de cada capacitor e do circuito como um todo e comparamos com os valores nominais, empregando o uso de fórmulas específicas, após esse processo, obtivemos a capacitância equivalente e depois da comparação entre valores e resultados, com algumas regras e a elaboração descritiva dos experimentos chegamos a resultantes percentuais para os dois circuitos acima, que são respectivamente.Concluindo então os capacitores são dispositivos elétricos capazes de armazenarem cargas elétricas e podem ser associados visando uma capacitância específicas, essass associações podem ser de três formas específicas; Série, paralela ou mista.
1. INTRODUÇÃO:
Capacitores são dispositivos elétricos capazes de armazenarem cargas elétricas. Também são conhecidos por condensadores. Os capacitores são constituídos de placas paralela e plana (armaduras) positiva e negativa e um dielétrico (isolante) presente entre elas.
Capacitância de um capacitor
A capacitância de um capacitor pode ser calculada pela razão da carga do capacitor acumulada pela sua diferença de potencial elétrico (ddp) entre suas armaduras.
Matematicamente é expressa por:
C=Q/V
Onde;
Q -> carga do capacitor armazenada, no SI dada por Coulomb(C)
V -> Diferença de potencial elétrico, no SI dado por Volts(V)
A Razão