Assistência farmacêutica
01. INTRODUÇÃO
Assistência farmacêutica é um termo amplo que engloba todos os serviços prestados dentro da área farmacêutica – desde a montagem dos equipamentos utilizados nas indústrias, até a estrutura da farmácia em questão. Atenção farmacêutica se refere apenas ao serviço prestado pelo profissional farmacêutico ao paciente – a informação sobre o uso racional dos medicamentos, incluindo instrução da família e acompanhamento do paciente por anos até.
Atenção Farmacêutica está inserida em Assistência Farmacêutica.
02. ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
A farmácia se encaixa em diversos setores da saúde, pois faz parte da assistência à saúde em geral; assim, acompanha a estrutura da instituição em que está inserida. Didaticamente, a assistência farmacêutica é dividida em quatro setores:
← Farmácia Ambulatorial: é aquela que acompanha um ambulatório, ou consultório. Inclui, portanto, todos os estabelecimentos farmacêuticos que possuem consórcio com consultórios médicos.
← Farmácia Hospitalar: é aquela que acompanha um hospital. Inclui, portanto, todos os estabelecimentos farmacêuticos internos e externos que atendem aos pacientes relacionados a hospitais.
← Farmácia Comunitária: é aquela independente de outros setores da saúde. Inclui, portanto, todos os estabelecimentos farmacêuticos independentes, como drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas, etc.
← Assistência Domicliar: é a atuação de profissionais farmacêuticos no atendimento domiciliar de indivíduos especiais (deficientes físicos e idosos), conhecido como “homecare”.
De forma geral, pode-se dizer que a linha de frente da assistência de saúde são as farmácias públicas (comunitárias), seguidas então pelos postos de saúde. Apenas após uma passagem por estes, é que os pacientes se direcionam a consultórios e hospitais.
03. ATENDIMENTO À SAÚDE
Os diversos estabelecimentos de saúde se encaixam, conforme seu