Assistência de enfermagem na unidade de recuperação
RESUMO
A assistência de enfermagem durante o período pós-operatório imediato é muito importante e concentra-se em intervenções destinadas a prevenir ou tratar complicações. Por menor que seja o procedimento cirúrgico, o risco de complicações sempre estará presente. As primeiras unidades de recuperação pós-anestésicas surgiram em 1880 e tem como objetivos proporcionar a recuperação dos pacientes e prevenir e detectar complicações relacionadas ao procedimento anestésico-cirúrgico. O foco na unidade de recuperação pós-anestésica é assistir o paciente até que ele tenha se recuperado dos efeitos da anestesia, isto é, até que os seus sinais vitais e as suas funções motoras e sensitivas retornem aos níveis normais.
Palavras-chave: Assistência de Enfermagem, Período pós-operatório, Unidade de Recuperação Pós-anestésica.
INTRODUÇÃO
A enfermagem é uma profissão essencial nos serviços de saúde, que utiliza não só conhecimentos específicos ou relacionados à área de saúde, mas também que integra e aplica conhecimentos derivados de outras áreas, como as ciências sociais, comportamentais, naturais e humanas. Sendo assim, os enfermeiros que atuam no período perioperatório devem fundamentar suas ações na aplicação criativa desses conhecimentos e ter habilidades e competências que visem que visem um cuidado individualizado ao paciente cirúrgico. Devem, também, acompanhar mudanças tecnológicas, econômicas e culturais do campo em que atuam, adaptando-as em seu cotidiano e utilizando-as para subsidiar programas de educação continuada para sua equipe.
O período pós-operatório estende-se desde o momento em que o paciente deixa a sala de cirurgia até a última visita de acompanhamento com o cirurgião. Esse período pode ser tão curto quanto 1 semana ou tão longo quanto vários meses. Durante o período pós-operatório, o cuidado de enfermagem focaliza o restabelecimento do equilíbrio fisiológico do paciente, o