ENFERMAGEM EM CENTRO CIRURGICO
O Centro Cirúrgico é uma das unidades mais complexa dentro do contexto hospitalar, porque possui características específicas que contribuem com ao resolutividade das intervenções cirúrgicas. Sua principal finalidade é oferecer subsídios que propiciem o desenvolvimento do processo anestésico – cirúrgico com segurança; oferecendo condições técnicas para que as equipes médicas e de enfermagem possam atender às necessidades dos clientes conforme planejamento previamente estabelecido.
Os bons funcionamentos das atividades no centro cirúrgico estão em concordância com a implementação da SISTEMATIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA À ENFERMAGE (SAE), porque serve para normatizar e melhorar o atendimento ao paciente, inclusive no centro cirúrgico, o que necessita de um plano de cuidados mais amplo.
Dentre as fazes operatórias do processo cirúrgico podemos destacar com mais precisão a fase Intra-Operatória, começando quando o paciente é transferido para a sala de cirurgia e termina quando ele é internado na unidade de recuperação pós-anestésica (URPA), onde ao longo do desenvolvimento deste trabalho acadêmico estaremos apresentando com mais detalhes.
Esperamos que esse pequeno resumo possa tirar nossas dúvidas e dos colegas, ao qual compartilharemos em sala de aula, além de servir como base para nosso aprendizado durante nossos estudos.
2- SAE FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES NO CENTRO CIRÚRGICO
O centro cirúrgico e as cirurgias evoluíram a partir de 1846 com a descoberta da anestesia. Na era pré-anestésica, os cirurgiões eram forçados a se preocupar mais com a velocidade com que uma operação era contemplada do que a eficácia clínica de sua dissecção.
O enfermeiro do centro cirúrgico na interação com paciente deve avaliar a ansiedade, reforçar as informações e suas dúvidas, promover segurança e conforto não só para o paciente e sim familiares esclarecendo rotinas e procedimentos.
No ambiente hospitalar a assistência é essencial, por isso, a