max weber
1.0No inicio do séc. XX instaurava-se um novo modelo de vida que criava novas formas de sociabilidade que provocaram profundas mudanças na estrutura social de diversos países.
Revolução Industrial e Expansão do Capitalismo.
2.0 INFLUENCIA DE OUTROS AUTORES:
2.1 marx: Capitalismo ocidental;
2.2 durkheim: Observação;
2.3 nietzsche: Vontade do poder.
3.0 OBJETO DE ESTUDO: É o agente social que dá sentido à sua ação: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
3.1 Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional.
3.2 Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação(ético, religioso).
3.3 Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança etc.
3.4 Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
4.0 ESTRUTURA SOCIAL: Weber procura mostrar de que maneira a ação recíproca dos indivíduos assume as formas duráveis que constituem o fundamento das estruturas sociais. Ele explica que são quatro os tipos fundamentais da atividade social duradoura:
4.1Atividade Societária: correspondente a maioria das associações voluntárias( como clubes recreativos, partidos políticos, sindicatos)
4.2Atividade por entendimento: envolvendo relações cujo não tem conteúdo formal regulamentado. Ex.: socorrer alguém que se afoga, comunidades raciais.
4.3Atividade institucional: características de organizações politicas como o Estado ou a tribo.
4.4 Atividade de agrupamento: da qual os indivíduos participam sem obrigação e na ausência de qualquer regulamento explicito, mas que mesmo assim envolve uma autoridade.
5.0 MÉTODO DE ANALISE:
O método de análise de Weber é o COMPREENSIVO, utilizando do TIPO IDEAL para a compreensão. O TIPO IDEAL: Trata-se de uma construção teórica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista, pelo estudo sistemático das