enfermagem no centro cirurgico
Aas gestações, incluindo aquelas em potencial, requerem consideração particular em se tratando de todas as mulheres em idade fértil, já que o embrião em desenvolvimento é especialmente sensível a radiação. Este cuidado é imprescindível durante os 2 primeiros meses de gestação, quando o embrião é mais sensível a exposição a radiação e a paciente possivelmente ainda nãos abe da gravidez.
No passado, a regra do 10o dia ou da DUM (data da ultima menstruação), como estabelecido pela ICRP (International Commission on Radiation Protection – Comissão Internacional de Proteção Radiológica) era usada como uma salvaguarda para potenciais gestações em fase inicial. Esta regra estabelecida que to os exames radiológicos envolvendo pelve e abdome inferior deveriam ser marcados durante os primeiros 10dias do inicio da menstruação, porque não teria ocorrido concepção durante este tempo.
Atualmente, essa regra é considerada obsoleta, como relatado em vários documentos tanto pela ICRP quanto pelo American College of Radiology, devido ao possível dano associado ao cancelamento de procedimentos radiológicos essenciais durante este período de 10 dias. A posição oficial do American College of Radiology é que “exames radiológicos abdominais, que foram solicitados após ampla consideração do status clinico de um paciente, incluindo a possibilidade de gestação, não precisam ser adiados ou agendados seletivamente”. Porém, devem ser afixados cartazes ou sinalizações e nas salas de exames lembrando que as pacientes devem informar a alguém sobre qualquer possibilidade ou descoberta de gestação.
Se forem realizados procedimentos de raios x durante este período de gravidez em potencial, é importante que todas aquelas práticas de proteção radiológica já descrita, especialmente colimação cuidadosa, sejam usadas.
Para gestações conhecidas, os exames a seguir resultam em doses mais altas para o feto e o embrião, requerendo confirmação do médico e do radiologista para que