Assistência de enfermagem ao paciente com neoplasia de esôfago
Janiery Batista da Silva1
1, Acadêmica de Enfermagem, 5º período, Faculdade Integrada Tiradentes – FITS. Disciplina: Enfermagem em Saúde do Adulto.
INTRODUÇÃO
O termo câncer é utilizado genericamente para representar um conjunto de mais de 100 doenças, incluindo tumores malignos de diferentes localizações. Importante causa de doença e morte no Brasil, desde 2003, as neoplasias malignas constituem-se na segunda causa de morte na população, representando quase 17% dos óbitos de causa conhecida, notificados em 2007 no Sistema de Informações sobre Mortalidade. (INCA, 2009). O câncer de esôfago mais freqüente é o carcinoma epidermóide escamoso, responsável por 96% dos casos. Outro tipo de câncer de esôfago, o adenocarcinoma, vem tendo um aumento significativo principalmente em indivíduos com esôfago de Barrett, quando há crescimento anormal de células do tipo colunar para dentro do esôfago.
OBJETIVO O objetivo desse estudo de caso foi observar a rotina de enfermagem na atenção à saúde do adulto na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, seguindo esta linha, traçar um plano de cuidados adequados ao paciente escolhido, seguido de revisão literária a respeito da patologia apresentada.
METODOLOGIA
A metodologia aplicada ao relato de caso foi obtida através de anamnese e exame físico, bem como entrevista realizada com o próprio paciente e com sua acompanhante, seguido de um estudo do prontuário do mesmo, durante visita técnica a Santa Casa de Misericórdia de Maceió nos dias 11 e 18 de Agosto de 2011. As revisões literárias foram obtidas manualmente por acesso a livros encontrados na Biblioteca da FITS e em levantamentos realizados por meio da internet.
DIAGNÓSTICO MÉDICO
Com a realização da Endoscopia Digestiva Alta (EDA), foi possível constatar e chegar a um diagnóstico, Neoplasia avançada gástrica, da cárdia com invasão do