Luciana santos
Luciana do Nascimento Santos incluiu o uso do globo terrestre (para localizar o Brasil, a África e a distância geográfica que os separa), a leitura de reportagens, textos e de um dicionário de palavras africanas, rodas de conversa e de contos africanos, visita de especialistas, idas ao museu e a confecção de um painel fotográfico com as informações aprendidas, aprendizado de instrumentos como agogô, caxixi e alfaia e de danças como jongo, maracatu, coco e capoeira.
A proposta era ampliar o universo cultural, apresentar conceitos básicos da história do Brasil e aumentar o conhecimento sobre o continente africano.
Luciana levou-as a reconhecer a influência cultural africana na cultura brasileira. Ao investigar e aprender manifestações culturais - especialmente à dança e a música -, elas aumentaram seu repertório e passaram a valorizar essas contribuições.
Proposta de trabalho
Vamos cirandar Mostre às crianças as fotos e os vídeos de uma ciranda pernambucana e pergunte se elas conhecem a dança, as músicas e os movimentos. Monte um cartaz para registrar os comentários, dividindo-o em "O que já sabemos" e "O que não sabemos sobre a ciranda pernambucana". Convide a turma para dançar em roda com as músicas de Lia de Itamaracá. Leia os textos sobre cirandas de Pernambuco e complete o cartaz com novas informações. Proponha dançarem mais uma ciranda pernambucana. Avise que vai fotografar para depois montarem junto um mural de imagens sobre cirandas. Ofereça giz de cera para que todos desenhem uma ciranda. Coloque as produções junto ao cartaz. Mostre as fotos ao grupo e juntos selecionem as que retratam a ciranda pernambucana. Criem as legendas para as imagens. Leia para os pequenos o livro sobre os ciganos. Se possível, convide um especialista em dança cigana para ensiná-la a eles. Fotografe a vivência. Peça que desenhem essa roda também. Depois de todos apreciarem os desenhos, exponha-os e crie com as