assistente
4
RIBOSSOMOS
Os ribossomos são estruturas citoplasmáticas responsáveis pela síntese protéica. São constituídos por RNAr (ácido ribonucleico ribossômico) associado a proteínas. Sua conformação é caracterizada por duas subunidades, uma maior e uma menor.
São encontrados tanto em células procarióticas quanto em células eucarióticas, desenvolvendo função idêntica. O processo da síntese proteica é realizado em duas etapas, a transcrição e a tradução. No próximo módulo, estudaremos cada um destes processos.
Nas células procarióticas, os ribossomos são menores e dispersos no citoplasma. Nas células eucarióticas, os ribossomos são um pouco maiores e podem ser encontrados tanto livres no citoplasma, quanto aderidos à membrana plasmática do retículo endoplasmático. As proteínas produzidas pelos ribossomos livres são utilizadas pela própria célula, ao passo que as proteínas sintetizadas pelos ribossomos associados ao retículo possuem outro destino, como veremos a seguir.
ORGANELAS CELULARES I
Nas células do fígado, o retículo endoplasmático liso possui enzimas responsáveis pela desintoxicação de certas substâncias nocivas ao organismo, como o álcool e certas drogas. Nas fibras musculares, ele participa do mecanismo de contração muscular, atuando no controle da concentração de íons cálcio.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO
Ao conjunto de túbulos achatados com aspecto granular pela presença de ribossomos, dá-se o nome de retículo endoplasmático rugoso, granular ou ainda, ergastoplasma. Este tipo de retículo está geralmente associado ao núcleo, localizado sempre proximamente ao envoltório nuclear.
A principal função do retículo endoplasmático granular é a síntese proteica. O destino destas proteínas é diferente daquelas sintetizadas pelos ribossomos livres, pois seguem para o meio externo da célula, não sendo utilizadas pela célula que as sintetizou. Por isso, este tipo de retículo é bem desenvolvido em células secretoras.