Assistente
INTRODUÇÃO
O Planeta Terra é formado por uma variabilidade imensa de animais, plantas, ecossistemas, seres humanos, insetos, bactérias, vírus, fungos e entre outros, e as leis que visam à sobrevivência e a prolongação de diferentes espécies na biosfera. A lei da vida, no qual o individuo nasce, cresce, amadurece, se reproduz e morre, e a lei da natureza onde, se podem encontrar várias divisões, porém a mais importante é a cadeia alimentar, onde há os produtores, os consumidores primários, secundários, terciários e os quaternários, um está interligado com o outro, ou seja, para sobreviver um individuo precisa de outro e assim sucessivamente.
Porém, tem alguns indivíduos que podem prejudicar muito o outro individuo com doenças, infecções e até o levar a morte. É o caso de parasitas como os helmintos e os protozoários, que, usam o parasitismo para sobreviver, ou seja, retiram os nutrientes de seus hospedeiros e os prejudicam. Os parasitas podem atacar animais, plantas e também seres humanos.
Neste trabalho serão apresentadas as doenças causadas por protozoários, a Protozoose, e as causadas por helmintos, a Helmintíase, e também os prejuízos que ambos podem causar para os seres humanos e outros seres vivos.
DESENVOLVIMENTO
PROTOZOÁRIOS
Protozoários são organismos unicelulares, ou seja, formados por uma célula, autótrofos e heterótrofos, com uma ampla dispersão em ambientes úmidos, aquáticos e terrestres e fazem parte do Reino Protista.
Para sobreviver, o protozoário realiza todas as funções mantenedoras da vida: alimentação, reprodução, excreção e locomoção, mas para cada função existe uma organela própria, como:
Cinetoplasto: rico em DNA;
Corpúsculo basal: base de inserção de cílios e flagelos;
Reservatório: local de secreção, excreção e ingestão;
Lisossoma: digestão intracelular de partículas;
Aparelho de Golgi: síntese de carboidratos e condensação da secreção proteica;
Reticulo