Assistente social
Hoje vivemos em uma sociedade moderna, na qual presenciamos a todo o momento injustiças sociais, direitos negados por falta de conhecimento, falta de apoio assistencial, médico, jurídico e a família de um modo geral, onde o profissional formado na área de serviço social tem como desafio minimizar os impactos que afligem diretamente a sociedade menos favorecida.
O trabalho apresentado tem como objetivo explanar sucintamente os direitos e deveres do profissional, jornada de trabalho prevista por lei, remuneração, plano de carreira, área de atuação e as leis que regulamentam a profissão. Sendo que o objetivo é estudar as questões sociais, contribuir com a sociedade, exercer regularmente a profissão, estar inscrito no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de sua região. Desenvolver projetos, tomando como parâmetro as pesquisas da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defender a ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Sendo que o assistente social e um profissional graduado em curso superior em serviço social.
2 CARACTERÍSTICA DO PROFISSIONAL
Considerando que o Assistente Social lida diretamente com as questões voltada para o bem estar da sociedade, é necessário ter conhecimento de psicologia aliado a outras habilidades, tipo: Paciência, Sensibilidade, Detalhismo nas questões, Capacidade de observação, Visão de projeto, Interesse pelo comportamento humano, Capacidade de organização, Pró-atividade, Consciência social e Capacidade de compreensão, a subalternidade histórica dos assistentes sociais e o elogio a essa diferença que leva á “vontade de ajudar” é a crença de que na organização social capitalista é possível e suficiente humanizar nas relações sociais que permite á maioria dos assistentes sociais creditarem que estão trabalhando na defesa dos interesses dos usuários, sem consciência de que suas ações, frequentemente, impedem que os mesmos