Projeto educativo precauções de contato
1839 palavras
8 páginas
1. INTRODUÇÃOA doença transmissível é provocada por um agente infeccioso específico ou por seus produtos metabólicos através se sua transmissão, direta ou indireta, de um reservatório para um hospedeiro suscetível, segundo Brunner & Suddath (2009) apud OMS.
As doenças transmissíveis são causadas organismos vivos como bactérias, fungos, vírus, helmintos, protozoários e artrópodes, e são infecciosas. (Brunner & Suddarth, 2009)
2.1 O PROCESSO INFECCIOSO
Para que aconteça a infecção, é necessária uma cadeia completa de eventos. Os elementos necessários, neste caso são:
2.2.1 Agente Etiológico
Agente etiológico são os micro-organismos que causam infecções como os citados acima (BRUNNER &SUDDARTH, 2009).
2.2.2 Reservatório
É o termo usado para qualquer pessoa, vegetal, animal, substância ou local com condições favoráveis ao crescimento de micro-organismos, nutrindo-os e permitindo a sua dispersão adicional. “As infecções podem ser evitadas por meio de eliminação dos agentes etiológicos do reservatório” (BRUNNER &SUDDARTH, 2009).
2.2.3 Porta de saída
O micro-organismo necessita de uma motilidade e saída do reservatório do reservatório. As portas de saída de um hospedeiro para outras criaturas ou ambiente podem ser o trato respiratório, gastrointestinal, geniturinário ou pelo sangue. (BRUNNER &SUDDARTH, 2009).
2.2.4 Vias de transmissão
As vias de transmissão são a o meio pelo qual o micro-organismo pode se conectar com o novo hospedeiro. A transmissão pode se dar por contato sexual, interpessoal, injeção percutânea ou partículas transportadas pelo ar.
Os principais mecanismos de infecção no ambiente hospitalar, segundo a Anvisa (2012), são: * Transmissão aérea por gotículas: Através da disseminação por gotículas maiores que 5µm, que podem ser geradas por tosse, espirro, conversação ou outros procedimentos. Não permanecem suspensas no ar por serem partículas pesadas, portanto não