Assistente Social
Introdução
O presente trabalho interdisciplinar trata- se das questões da saúde pública no Brasil. É denominada saúde pública ou coletiva, a assistência gratuita às pessoas que sofrem de alguma moléstia a qual prejudique seu estado de vida saudável.
Para Charles- Edward Amorywinslow (1877- 1957), a saúde pública pode ser definida como “ A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle dasinfecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado a manutenção da saúde.”
O nosso país está entre os piores do mundo em muitas questões tais como: desmatamento, pobreza, crimes e principalmente na área da saúde uma questão tão importante na qual envolve tantas pessoas carentes e necessitadas.Muitos brasileiros não têm como pagar consultas e necessitam de ajuda da saúde pública para continuar vivendo, infelizmente muitos deles morrem sem qualquer auxílio.
Devido ao alto índice de desvios de verbas públicas destinadas à saúde pública brasileira, muitos acabam se prejudicando e o povo que votam em pessoas desleais que prometem e não fazem nada, é que sente na pele o descaso total que se encontra a saúde pública atualmente.
Segundo o ministério da saúde o índice de desempenho do SUS mostrou que o maior problema do país é o acesso ao atendimento. Pessoas não conseguem marcar consultas e até mesmo pronto atendimento em caso de emergência.
O cidadão brasileiro encontra muitas dificuldades quando precisa de atendimento pelo SUS como, cirurgia, consulta, internação, transplantes dentre outros. O pronto socorro pode estar fechado, a cirurgia pode levar até 02 anos para