Assis-SP economia e História
Seu nome é uma referência ao Capitão Assis, que explorou as terras locais. A cidade é conhecida pelo seu título de Cidade Fraternal e pelos cursos de graduação da UNESP de Assis, a FEMA e Unip.
História
A cidade nasceu a partir de viajantes, que garimparam pela região a partir de Botucatu. "Capitão Assis" doou uns lotes para a igreja e o povoado foi crescendo entorno da igreja, atual Catedral de Assis. Após a criação férrea Assis se tornou um importante eixo ferroviário, contando com uma das maiores oficinas de trens do Brasil em seu auge, tendo sido conhecida como "A princesinha da Sorocabana".
Na década de 20 recebeu uma Delegacia de Polícia, um Grupo Escolar, um Fórum e a Diocese de Assis. O desenvolvimento com a chegada da ferrovia permitiu que, em 1917 o Distrito de Paz tornasse "Município de Acis". O crescimento começou na Avenida Rui Barbosa, o atual centro da cidade. Na década seguinte, recebe a Faculdade de Filosofia, Escola Industrial e inicia as operações da atual Cervejaria Malta.
Em 1960, foi criado Ginásio Estadual de Assis (atual E.E "Ernani Rodrigues") na Vila Xavier. A tentativa de Industrialização foi iniciada na década de 70, porém apenas no final de 80 começou a ser elevado, devido à criação do Distrito Industrial. Entre os anos 60 e até o fim do Regime Militar, diversos cidadãos assisenses sofreram repressão do regime.
Relevo: Planalto Ondulado Suave.
Clima: Subtropical úmido, com temperatura média anual de 21,37ºC.
Turismo
Assis Plaza Shopping
Horto Florestal
Parque Buracão "João Domingos Coelho"
Bispado de Assis
Cinema Municipal "Piracaia"
Teatro Municipal "PE Enzo Ticinelli"
Casa de Taipa "José de Freitas Garcez"
MAPA - Museu de Arte Primitiva "José Nazareno Mimessi"