O povo brasileiro , cultura índigena
Os brasis como eram chamados nossos antepassados indígenas, costumam ser classificados de acordo com a Língua
Macro- jê
Macro- tupi
Arawak
Karib
Os tupis guaranis eles devem ter vindo no oeste ou noroeste da Amazônia, eles desceram até a depressão do pantanal e um dia atravessaram o planalto brasileiro e chegando aos litorais e partindo do litoral uma parte foi pro norte e outra pro sul. Eles eram muitos diversificados com a cultura.
Esses povos existiam por séculos, chegaram a conhecer a cada animal de cada espécie , de cada planta e sabia o que servia e o que não servia. Eles dominavam a caça , pesca , agricultura. Não era obviamente uma nação mas um terço formava a linha de povos tribais, viviam em aldeias e a cada aldeia havia uma sociedade distinta autossuficiente.
O índio na força da sua cultura ele se basta, ele sabe fazer tudo o que precisa ao longo de sua vida. Ele só tirava o necessário da natureza.
Os tupis-andares eles foram os índios que entraram mais em contato com os portugueses eles se dedicavam a guerras e as festas.
A função social da guerra entre os tupis era uma função ênfase dos fatos. Acreditavam sobre a vida após a morte.
Apenas uma Maloca poderiam morar mais de 600 pessoas. Aprendizagem a sobrevivência e convivência era refletida à partir dos mais velhos. Sustentavam-se pelas dádivas carismáticas com contribuições e favores.
A liberdade sexual era grande, é certo que o adultério feminino poderia acabar com agressões físicas. A homossexualidade era comum.
A divisão de tarefas entre homens e mulheres era nítidas.
A poesia , a música , o vinho permeavam todo a vida dos tupis-manbás
Os grupos indígenas brasileiro tem muitas diferenças de línguas , costumes etc.