Assimetrias Regionais Socioeconómicas
No decorrer do ano letivo 2012/2013, foi-nos proposto a realização de um trabalho final no âmbito da disciplina de Economia C de 12.º ano, com o intuito de desenvolver as competências que fazem parte integrante da formação dos alunos.
O tema escolhido para se proceder ao seu desenvolvimento foi “Assimetrias regionais”.
Neste trabalho decidimos caracterizar as regiões de Portugal, sendo elas Norte, Centro, Lisboa, Sul (dividido em Alentejo e Algarve) e Ilhas (Açores e Madeira). Realizou-se posteriormente a descrição destas regiões em termos demográficos, culturais e económicos, e finalmente, uma comparação entre as zonas estudadas para se poder retirar conclusões acerca da disparidade ou não de desenvolvimento entre as diferentes regiões.
Na caracterização demográfica, o grupo recorreu à taxa de crescimento populacional (que consiste na variação do número de indivíduos num determinado espaço de tempo) e ao número de habitantes na zona. Já ao nível cultural, observou-se o grau de escolaridade da sua população, analisando o número de inscritos nos estabelecimentos de ensino da área em estudo, como também o acesso a novas tecnologias, como computador e serviços de internet. Por fim, para se analisar a situação económica, observou-se o número de população em situação de emprego, o PIB (produto interno bruto) per capita e nacional, e também é analisado as suas exportações, os produtos exportados e os principais países compradores destas mercadorias. Outro factor que se estuda são os sectores de actividade mais usuais e que mais pessoas empregam.
Assim, este trabalho visa reunir e rever alguns tópicos fundamentais à compreensão dos aspetos anteriormente mencionados, e que influenciam o desenvolvimento territorial português.
Para a concretização da parte teórica do trabalho, executou-se uma intensa pesquisa de informação recorrendo à internet e notícias provenientes dos media (jornais ou reportagens televisivas). A principal dificuldade sentida pelo