Assessoria de Imprensa
Aprender é sempre preciso, ainda mais quando se trata de um mercado que não para de crescer.
A Assessoria de Imprensa é atualmente um ramo em que está em constante crescimento, até porque cada dia mais se nota a necessidade de Assessores para auxiliar grandes empresas e até grandes pessoas.
Nesse trabalho, procuro explicar algumas atividades exercidas pelos Assessores de Imprensa, trazendo assim um melhor entendimento sobre como são realizadas e quais os benefícios que cada atividade oferece.
Obrigada!
1. Clipping
O clipping é o acompanhamento e registro de todas as matérias divulgadas em veículos impressos, virtuais e, às vezes, eletrônicos a respeito de uma determinada organização, produto ou pessoa pública (artista, político, profissional renomado etc.). Este é o processo: o assessor de comunicação/imprensa produz matérias jornalísticas para divulgar seu cliente e as envia para diversos veículos; estes, por sua vez, selecionam as matérias que julgam despertar o interesse do público e as divulgam. É nesse ponto que entra a clipagem: é ela quem vai registrar em quantos veículos a matéria foi divulgada, quantas vezes isso aconteceu e quanto o cliente economizou por não precisar pagar por um espaço publicitário para ter seu nome ou o nome de sua empresa/produto nas revistas e jornais impressos, sites de notícias, blogs, televisão ou rádio
.
2. Coletivas de Imprensa
Coletiva de imprensa ou conferência de imprensa ou entrevista coletiva é um evento midiático onde uma assessoria de imprensa convida jornalistas para transmitir-lhes alguma informação, frequentemente abrindo espaço para que estes façam perguntas acerca do assunto.
As coletivas de imprensa reúnem membros da mídia e do público e uma ou mais autoridades do governo para uma sessão de perguntas e respostas, normalmente em local determinado pelo entrevistado. As coletivas de imprensa oferecem uma chance para que os cidadãos, por meio da imprensa, possam fazer perguntas às