assepsia
Ação dos antissépticos sobre o crescimento microbiano
Nome: Estela Carla Tyburski e Tatiane Bertella
Professora: Neiva Aparecida Grazziotin
Farmácia 2013.
Erechim, setembro de 2013
Introdução
Assepsia é o conjunto de cuidados que visa eliminar ou inibir a ação microbiana nas superfícies e mais internamente do corpo, principalmente na pele e mucosa. Com esses cuidados, é possível a prevenção de várias doenças, como infecções, adquiridas na maioria das vezes, por simples descuidos de higienização. Essa técnica foi introduzida por Louis Pauster quando o mesmo provou que os microrganismos podem ser encontrados na matéria inanimada, sobre sólidos, líquidos e no ar, podendo ser mortos pelo calor, sendo mais tarde elaborados métodos mais rápidos e eficazes. Hoje em dia, eles formam a base das técnicas sanitárias em procedimentos médicos, como cirurgia, e em laboratórios.
Os antissépticos são mecanismos de controle microbiano, diminuindo ou eliminando os microrganismos. Um dos principais antissépticos é o álcool etílico, que possui maior eficácia quando usado na concentração de 70 %, pois ele possui 70 ml de álcool e 30 ml de água, evaporando mais lentamente e permanecendo por mais tempo dentro das bactérias, desnaturando suas proteínas, podendo atém romper membranas e dissolver muitos lipídeos. Além de ser eficiente, também é um método de baixo custo e simples de ser utilizado.
Objetivos: observar a ação dos antissépticos no crescimento microbiano, verificar a coloração de gram e os tipos morfológicos das bactérias.
Materiais:
Para o procedimento forma utilizados:
Placas de petri
Meio de cultura sabouraud
Álcool 70%
Estufa bacteriológica
Alça
Lâminas
Lamparina
Solução de cristal violeta
Solução de lugol
Álcool acetona
Solução de fuccina fenicada
Óleo de imersão
Microscópio
Procedimento:
Foram preparadas placa de petri, e