ASSEPSIA
A assepsia é sem dúvida um processo muito importante e indispensável para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. Sendo a pele um reservatório de diversos germes patogênicos, estes podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele a pele) ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.
ANTI-SEPSIA
A antissepsia consiste no processo utilizado para destruir ou remover microorganismos das mãos, utilizando produtos antissépticos. A sua utilização pode reduzir ainda os riscos de infecção e transmissão, uma vez que intensifica a redução de micróbios.
As nossas mãos estão constantemente se impregnando de germes e bactérias nas atividades diárias, devido ao intenso contato com ambientes contaminados. Estes microorganismos, transmitidos por contato direto ou indireto, podem ser causadores dos mais diversos tipos de doenças. Por isso, preocupar-se com a higienização, mantendo as mãos limpas, é a maneira mais prática e eficiente de evitar a cadeia de transmissão de doenças.
DESINFECÇÃO
É o processo de eliminação e destruição de microorganismos, patogênicos ou não, em sua forma vegetativa, que estejam