assa
O que é um paradigma?
“Paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornece problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência” (Kuhn, 1991, p.13)
Exemplo de paradigma
Óptica ondulatória – criada por newton, aprimorada por L. Foucault, James Maxwell e por fim, Einstein
Como surge um paradigma?
Experimento dos macacos
O que é ciência normal?
“Ciência normal significa a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações científicas passadas. Essas realizações são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade científica específica como proporcionando os fundamentos para sua prática posterior”. (KUHN.
2006. Pg.29).
A ciência normal está diretamente ligada aos paradigmas que a fundamentam, visto paradigmas como realizações que partilham duas características essenciais:
Sem antecedentes para atrair um grupo duradouro de partidários, afastando-os de outras formas de atividade científicas dissimilares.
Suficientemente abertas para deixar toda a espécie de problemas para serem resolvidos pelo grupo redefinido de praticantes da ciência.
A natureza da ciência normal
“A pesquisa científica normal está dirigida para a articulação daqueles fenômenos e teorias já fornecidos pelo paradigma”.
Operação limpeza do paradigma, o que é?
A ciência normal tem três focos principais:
“[…] classe de fatos que o paradigma mostrou ser particularmente reveladora da natureza das coisas”. Ao empregá-los na resolução de problemas, o paradigma tornou-os merecedores de uma determinação mais precisa, numa variedade maior de situações.”
“[… ]fatos a serem determinados diz respeito aqueles fenômenos que, embora frequentemente sem muito interesse intrínseco, podem ser diretamente comparados com as predições da teoria do paradigma.” Onde frequentemente há uso de