A construção do comportamento de medo nos filmes de Alfred Hitchcock
Normanda Henrique Vidal*
RESUMO
Alfred Hitchcock, britânico, baixinho, muitas vezes de personalidade cômica, outras tantas ácida, foi e é um dos nomes mais importantes do cinema mundial, seu estilo único era reconhecido por qualquer espectador, por mais leigo que fosse. Detentor do título do Mestre do Terror Psicológico, é possível dizer que existe o cinema horror/terror antes de Hitchcock e depois dele. Levando em conta a relevância, também, dos fatores psicológicos que levam tantas pessoas a lotarem as salas de cinema em filmes de terror e suspense.
Palavras-Chave: Hitchcock; Terror, Horror, Suspense, Cinema, Espectadores, Psicologia Comportamental.
ABSTRACT
Alfred Hitchcock, British, quietly, often comical personality, so many other acid, was and is one of the most important names of world cinema, his unique style was recognized by any viewer, however lay it to be. Holder of the title of Master of Horror Psychological, you can tell that there is a horror movie / horror before Hitchcock and beyond. Taking into account the relevance also of the psychological factors that lead many people to lotarem movie theaters in horror and suspense movies.
Keywords: Hitchcock; Terror, Horror, Thriller, Movies, Spectators, Behavioral Psychology.
1 – INTRODUÇÃO Em seu livro “O Horror Sobrenatural Em Literatura”, o escritor de literatura de horror, Howard Phillips Lovecraft disse: "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."(2007, pag. 13). Ainda mais antigo que o cinema e todas as suas projeções e efeitos especiais, o medo, ao qual Lovecraft se referiu, podia ser
*Graduanda do Curso de Psicologia, 10º Semestre, Salvador-BA, 2014, sob a orientação de Fernanda Landeiro para a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico em Psicologia.
utilizado, assim como ele mesmo o fez, na literatura. Não só ele, como também muitos outros