Aspectos Sociais E Economicos Da Sst
NOS ARRANJO FÍSICOS DE CANTEIROS DE OBRAS
Fernando Carneiro Barreto Campello
UFPB - Centro de Tecnologia - Mestrado em Engenharia de Produção
Bloco G sala 1 João Pessoa -PB CEP 50.051-970 tel. / fax - (083) 2167549
Abstract
The civil construction industry, in the section of buildings, shows a high rate of working accidents and a number of occupational diseases that has not been estimated yet.
The aim of this paper is to show suggestions in the elaboration of the Building site that help avoiding the acidents at work and cooperate in the reduction occupational diseases
Keywords: Buiding site; work accident
1. Introdução
“O trabalho, hoje em dia, ocupa um espaço muito importante na vida de todos nós.
Ou seja, quase todo mundo trabalha, e uma grande parte de nossas vidas é passada dentro de organizações” (Moraes in Rodrigues, 1995), este fato é a cada dia mais evidente quanto mais desenvolvida for a região em análise. O homem moderno necessita de vários bens para sobreviver, e o desenvolvimento de cada um desses bens não ocorre de forma individual, mas desencadeia uma série de desenvolvimento de outros bens que necessitam ser processados. Para obtê-los, o homem precisa operar uma série de processos de trabalhos. Qualquer evento que venha a ocorrer e intervir no processo produtivo é um evento indesejável.
O Acidente do Trabalho (AT) é um exemplo característico desse evento social e economicamente indesejável, pois além de trazer prejuízo à produção, poderá deixar seqüelas permanentes ao operário.
Uma das formas de eliminar ou controlar os riscos de acidentes, está no planejamento dos postos de trabalhos, ou no planejamento das instalações onde serão desenvolvidos os trabalhos, na organização dessas instalações. É sabido as influências que o ambiente desenvolve no homem e as suas conseqüências em relação ao trabalho, tanto em relação à produtividade, como em relação aos AT’s, então para que se obtenha patamares