Aspectos Sociais do Brasil
História
Nossa sociedade segue as mesmas linhas de estratificação social utilizadas há séculos, em forma piramidal. No qual a maioria da população encontra-se no nível mais baixo, economicamente falando, e a minoria no nível mais elevado. A divisão em classes sociais demonstra a grande desigualdade social brasileira.
Isso significa que desde os tempos coloniais na sociedade brasileiras houve efetivamente poucas transformações no sentindo de garantir ao povo brasileiro um sentimento de patriotismo, pois a preocupação política nacional sempre foi a de liberalismo econômico e não a de protecionismo. O que faz com que praticamente não existam exemplos de pessoas públicas que nos dêem uma ideia de civilidade nacional. Salvo os presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek que tentaram através de ações individuais nos dar uma idéia de nação, mas, que foi mais associada a uma política paternalista do que democrática. Isso acontece, pois a partir da colonização houve uma maior preocupação em explorar todas as riquezas e recursos de que o nosso país dispunha, e se pensarmos na atualidade a mentalidade continua a mesma.
A nossa cultura visa o aproveitamento do individual perante o todo, e isso se aplica desde as esferas políticas, na qual vemos todos os dias os políticos tirando vantagens nas suas ações públicas, até os pequenos acontecimentos cotidianos.
Cultura
A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com