2 Aspectos Econ Micos E Sociais Do Brasil
Tema: Aspecto econômicos e sociais do Brasil atual
Professor:
Curso: Redes de Computadores
Disciplina: Ética e Responsabilidade Social
O Brasil é um país de grande dimensão com aproximadamente 190 milhões de habitantes. Devido a sua dimensão há algumas diferenças regionais. Hoje somos a quinta maior população do mundo, mas sofremos grandes problemas sociais.
O Brasil está crescendo desordenadamente; as cidades crescem sem planejamento e sem estrutura. Esta desordem prejudica o desenvolvimento humano, pois encontramos muitas pessoas na pobreza, sem apoio na área da saúde, educação e moradia. O Governo tenta paliativamente resolver parcialmente estes problemas com projetos sociais como: o Bolsa Família.
O Brasil é a sexta maior economia do mundo, mas não é um país desenvolvido. A saúde passa por uma situação ruim. Encontramos muitos cidadãos, que pagam seus impostos, esperando meses na fila para fazer um exame, sem contar a precariedade da estrutura hospitalar.
A miséria está batendo na porta dos brasileiros. Há uma esmagadora parcela da população passando fome e sem a mínima condição para viver bem. A região do nordeste é a mais atingida pela miséria. Encontramos aproximadamente 16 milhões de pessoas em todo o Brasil ganhado uma renda de 70 reais por mês.
Isso tudo é somente uma parcela de nossos problemas. É difícil entender como ser o 5º maior país do mundo e ser subdesenvolvido, ter o 6º maior PIB do mundo e ser um país pobre, grande exportador de alimentos e pessoas passando fome, grande área agrícola e a pior distribuição de terras do mundo.
O Brasil tem evoluído positivamente em algumas áreas como: aumento da expectativa de vida, queda da mortalidade infantil, saneamento básico, coleta de lixo e diminuição da taxa de analfabetismo. Apresar da evolução, o índice de desenvolvimento humano do Brasil está em 79º no ranking mundial. Diversos fatores contribuem para os problemas sociais, inclusive os próprios problemas sociais.