Aspectos Sobre A Evolu O Da Educa O No Brasil
Fala-se muito que a educação é o único caminho que pode levar os brasileiros a um nível adequado de entendimento para compreender as mudanças nacionais A educação brasileira vem evoluindo gradativamente, embora aquém das expectativas, o que ocorre, entre outros fatores, pela ação dos governantes que, às vezes, parecem agir de acordo com seus próprios interesses, sem se preocupar de fato com o desenvolvimento educacional de cada cidadão.
O Brasil, a estrutura curricular, o conteúdo curricular, o perfil do profissional que se pretende formar, o objetivo a ser alcançado, o processo de ensino aprendizagem e os aspectos legais exigidos para análise da estrutura necessária para continuidade do curso.
ALGUNS ASPECTOS SOBRE A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
De acordo com Peleias (2006, p. 5-15) apresentam-se a seguir alguns momentos marcantes sobre a educação no Brasil: A educação formal no País teve seu início no Brasil Colônia por volta de 1572 com a Companhia de Jesus, através dos jesuítas, sendo oferecidos os cursos de artes e teologia, onde predominava a catequese religiosa.
No Brasil Império de 1808 a 1889 outros cursos passaram a ser oferecidos, tais como o de medicina (ministrado nos antigos prédios dos colégios militares transformados em hospitais militares), de Engenharia (que surgiu com a criação da Escola de Minas em Ouro Preto em 1875, com a finalidade de explorar as riquezas minerais brasileiras suprindo o interesse do imperador Pedro II) e de Direito (que surgiu para suprir as necessidades burocráticas das estatais, após a independência em 1822).
Durante o império não ocorreram grandes mudanças no ensino superior brasileiro, mas o núcleo de ensino superior formado naquela época serviu de base para o que existe hoje.
Até 1822 o ensino público era predominante, mas após a Independência houve a separação em ensino publico e ensino particular. O estado ditava normas para o ensino público, mas não se preocupava em estabelecer regras para o