Aspectos relevantes da epopéia da evolução
Ao longo desse estudo, vários enfoques, são analisados, abordagens e teorias, bem como circunstâncias históricas que possam explicar a Contabilidade enquanto ciência genuinamente social na interpretação mais atualizada dessa disciplina, a cientificidade contábil deve ser procurada numa série de características como, por exemplo: no entendimento e mensuração aplicados aos elementos do patrimônio; na preponderância do valor econômico em lugar de simples custos ou preços; no caráter preditivo das demonstrações contábeis; na introdução do fator de risco e do conceito do valor do dinheiro no tempo nas avaliações contábeis, bem como na consideração de custos imputados e de oportunidade.
O objetivo principal do estudo é através das várias fases históricas de seu desenvolvimento, desde simples método de escrituração baseado nas partidas dobradas até sua maturação como ciência social aplicada de forte fundo econômico. Ao longo da sua história a Contabilidade vem sofrendo influência predominante, como os Árabes, com seu conceito do zero e toda a lógica aritmética e algébrica, bem como seu sistema numérico.
A Contabilidade tornou se forma de conhecimento, para a formação dos agentes decisório dos mais variados níveis.Isso vem da relação entre o desenrolar dos fatos econômico-financeiro e sua captação e processamento segundo os paradigmas de uma metodologia própria e potencializada pela ciência.
Não se pode esquecer que a Contabilidade, genuína e amplamente explicada por teorias de caráter científico, tem sua faceta pratica, extremamente importante, que é a de servir como instrumento de responsabilidade de informações. Com essas informações podemos diagnostica a situação financeira de qualquer empresa e com elas as tomadas de decisões dos agentes econômicos, tanto internos quanto externos. Dizer que é expressiva a dimensão atual da Contabilidade como uma maneira correta de analise de desempenho econômico-financeiro( e social)