Autonomia
Autonomia é uma palavra vinda do grego que designa lei, e ao mesmo tempo, território. No inglês o termo é devolution ou home rule. Em Ciência política, é a qualidade de um território ou organização de estabelecer com liberdade suas próprias leis ou normas. O conceito difere da soberania, uma vez que um Estado soberano tem pleno poder sobre si próprio, em termos de representação diplomática internacional, enquanto na autonomia os poderes não são plenos.
Já Filosoficamente, o conceito de autonomia confunde-se com o de liberdade, consistindo na qualidade de um indivíduo de tomar suas as próprias decisões, com base na razão. No qual o indivíduo não é condicionado a "agir", mas sim impulsionado por uma auto exigência. Para informações neste assunto o filosofo Imanuel Kant relaciona o quanto, a palavra dever é utilizada na filosofia e como ela "ofusca" a noção de liberdade, mas basta apenas pensar que as coisas se fazem, “por dever ou com dever". "Servir-se da sua própria razão é ser autônomo e, portanto, livre. Imanuel Kant"
“A Filosofia é autônoma, isto é, o saber filosófico, não depende de outros saberes, não se confunde com a ciência, porque a sua atividade não assenta nas experimentações ou na verificação observacional. Não se confunde com os saberes religiosos porque não tem por base a autoridade religiosa, a tradição ou a revelação; não se confunde com a política, porque não visa conceber a melhor forma de organizar o poder. A Filosofia tem o seu próprio modo de pensar, mas dialoga com todos os saberes, refletindo a dimensão comunitária da vida.” (Sonia Rodrigues, Licenciada em Filosofia - Ramo de Formação Educacional - pela Faculdade de Letras da Universidade de