Aspectos Psicossociais do idoso e relações familiares
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
CURSO DE PSICOLOGIA
ANDRESSA GASPAR
JÉSSICA COSTA
JULIANA CUTRIM
LAYANA MACHADO
PATRÍCIA MANN
STEFFI DE CASTRO
OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO IDOSO
São Luís
2014
ANDRESSA GASPAR
JÉSSICA COSTA
JULIANA CUTRIM
LAYANA MACHADO
PATRÍCIA MANN
STEFFI DE CASTRO
OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO IDOSO
Trabalho a ser apresentado à disciplina Psicologia do Desenvolvimento III, ministrada pela Profª Ms Rafisa Lobato, como requisito para obtenção de terceira nota
São Luís
2014
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho trará à baila a discussão acerca do idoso e seus aspectos psicossociais, principalmente no tocante às relações com a família, filhos, netos, amigos e ainda quando essas relações sociais ficam vulneráveis, com o ingresso do idoso em um asilo, por exemplo. No ensejo, procuramos refletir a partir do termo que Bee (1997) utiliza para se referir ao idoso: adulto envelhecido. Se pensarmos o idoso como esse sujeito que está tão somente em outro momento da vida, e pensarmos as mudanças em seu corpo como peculiaridades da idade e não como degradação biológica, certamente poderemos desfrutar dos tantos anos de sabedoria que a vida presenteou àqueles.
Partindo do pressuposto que a população está envelhecendo, a convivência entre gerações aparece como um aspecto social a ser observado. A preocupação com a promoção de uma melhor qualidade de vida aos cidadãos mais velhos também se tornou um problema social. A primeira parte deste trabalho é dedicada a analisar as questões do idoso no seio social; como a sociedade acolhe (ou não) a população que está envelhecendo. A importância dos grupos de convivência durante a terceira idade, bem como o idoso vulnerável socialmente em asilos também será brevemente discutida.
A relação do idoso com a família; cônjuges, filhos e netos, será refletida no que tange aos conflitos e constante