Aspectos positivos da Avaliação
A primeira questão é a D2, que tem o objetivo de estabelecer relações entre partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade do texto.
A questão é a seguinte:
O hábito da leitura
“A criança é o pai do homem”. A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que se torna um hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo.
Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações, saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E aí, vamos participar de um projeto de leitura?
CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004. p.7.
No trecho “Ele leva ao mundo inteiro várias notícias...” (? . 8), a palavra sublinhada refere-se ao:
(A) carteiro.
(B) jornal.
(C) livro.
(D) poeta.
Os aspectos positivos desta questão é que ela contribui para exercitar a interpretação de texto, e praticar a identificação de palavras que foram substituídas, mas continuam se referindo à mesma coisa, como no texto a palavra “ele” se refere ao carteiro.
A segunda questão é a D7, e seu objetivo é exercitar a identificação do conflito gerador, do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
A questão é a seguinte:
O rato do mato e o rato da cidade
Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele:
— Tenho muita pena da pobreza em que você vive — disse.
— Venha morar comigo na cidade e você