Aspectos motivacionais e sociais
Trabalho realizado por.
●
Pablo Marques
●
Lucas Costas
●
Maiara Crisóstomo
●
George Balduino
●
Inaiara Regina
●
Leonardo Rosa
MTBI:188
Os objetivos, neste estudo, consistem em verificar os aspectos motivacionais, segundo a percepção dos dirigentes da empresa e conhecer junto aos empregados os aspectos motivacionais predominantes no ambiente de trabalho, evidenciando se há ou não compatibilidade nos aspectos percebidos pelas partes sobre o assunto.
O que é motivação?
A palavra motivação provém dos termos latins motus (“movido”) e motio
(“movimento”).
A motivação são aquelas coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até as alcançar. O conceito também se encontra associado à vontade e ao interesse. Por outras palavras, a motivação é a vontade para fazer um esforço e alcançar determinadas metas.
Critérios Para Sua Motivação
Negativos:
● Tédio
● Frustração
● Mal humor
Positivos:
● Progresso
● Reconhecimento
● Realização
Ciclo Motivacional
O ciclo motivacional inicia com o surgimento de uma necessidade; esta é uma força dinâmica , que persiste e provoca comportamento .
Toda vez que surge uma necessidade , esta rompe o estado de equilíbrio do organismo , causando um estado de tensão , insatisfação , desconforto e desequilíbrio .
Esse estado leva o indivíduo a um comportamento , ou ação , capaz de descarregar a tensão ou de livrá-lo do desconforto e do desequilíbrio .
Auto estima
Trabalhar em uma atividade que diariamente exige energia emocional, física e mental com um chefe rígido demais, um colega que sabota ideias, a falta de reconhecimento, as fofocas, o salário questionável, entre outros poréns, podem levar a falta de ânimo, abalando assim a auto estima do profissional.
"A auto estima reflete o que acreditamos ser. Por isso, o autoconhecimento é fundamental", diz o profissional Marco
Ornelas psicólogo e consultor de recursos humanos. A auto estima está diretamente