APO
Daniela Pereira de Araújo1
Sônia Sousa Almeida Rodrigues2
“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”
Henry Ford
Resumo
A administração participativa tem a competência de envolver toda a organização para que o trabalhado seja realizado em regime de colaboração. A participação proporciona um clima de confiança entre os colaboradores, todos são responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento da empresa, estimulando, consequentemente a auto realização profissional e financeira. A elaboração deste trabalho foi baseada em revisão bibliográfica, que proporcionou o conhecimento e um entendimento mais aprofundado sobre o tema. Com as pesquisas e a estruturação do trabalho foi possível ter uma visão dimensionada e entender melhor os aspectos que sustentam as bases desse sistema.
Palavras-chave: Administração participativa, organização e colaboradores.
Introdução
A administração participativa é uma das técnicas mais utilizadas pela administração moderna, segundo Ribeiro (2008) nasceu na Grécia a mais de 2000 anos e ainda hoje é uma das formas mais modernas usadas pelas empresas para aumentar a vantagem competitiva.
Maximiano (2006) define a administração participativa como uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisão dentro das organizações.
Graduanda em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
– Campus Januária (IFNMG). E-mail: danniaraujoadm@hotmail.com
1
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Januária
(IFNMG), Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequena Empresa, Bacharel em Administração. E-mail: sonia.ifnmg@gmail.com 2
Essa política proporciona aos colaboradores uma relação de sócios com a empresa, onde cada um desempenha sua função, participando na gestão e objetivando os lucros, essa relação