Aspectos introdutorios de ciencias contabeis metade
1.1 Introdução
Neste ponto abordaremos o Conceito, objeto e objetivo da contabilidade. Cujo conceito da contabilidade é o estudo do patrimônio. E já no objeto constatamos que é o patrimônio e o objetivo é para o processo decisório dos usuários.
1.2 Conceito
Para demonstrar o conceito da contabilidade vamos usar alguns autores com suas definições para o conceito da contabilidade. Para FRANCO (1997:21) a Contabilidade “é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”. Para SÄ (1998:42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”. JACINTO (1990:26) conceitua a “Contabilidade como o estudo do patrimônio, suas variações, pelos efeitos das atividades desenvolvidas pela empresa”. Podemos então afirmar que a Contabilidade é uma ciência que visa estudar, controlar e revelar o real estado do patrimônio.
1.3 Objeto Hoje constatamos que ocorre entre os estudiosos uma convergência de que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades conforme podemos verificar na visão de alguns autores citados a seguir:
CARNEIRO (1960:21) “é o patrimônio, sobre o qual se exerce a administração econômica, no sentido da sua permanência e produtividade, cujo conjunto constitui a azienda”.
CREPALDI (1995:) “é o patrimônio. Tendo como premissa básica o fato de o patrimônio empresarial não ser estático, alterando-se a cada operação, e sabendo que o volume de transações requer um controle próprio”.
Na Resolução