Aspectos históricos da filosofia de fayol
ASPECTOS HISTÓRICOS DA FILOSOFIA DE FAYOL
Em 1916 Fayol fundou a Teoria Clássica na França onde rapidamente se espalhou pela Europa se caracterizando pela ênfase na estrutura para aumentar a eficiência partindo de uma abordagem sintética ,global e universal.
A Teoria Clássica nasceu em um século de muitas mudanças ,acontecia a Primeira Guerra Mundial onde a Europa estava envolvida em operações militares.As origens da Teoria Clássica nos mostra as consequências geradas em meio a conflitos principalmente ligados a Revolução Industrial,pois nesta época as empresas cresciam rapidamente ,porém de uma forma totalmente desorganizada , assim havia uma enorme variedade de empresas mas que possuiam baixo rendimento dos recursos utilizados ,desperdicios, insatisfações ,etc.
Assim Fayol queria desenvolver uma ciência que pudesse resolver os problemas da organização.E assim havia uma necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações , através de estudos Fayol desenvolveu a Teria Clássica para resolver os problemas das organizações.
Fayol então partiu do estudo científico da Administração , onde havia um ensino organizado e metódico da Administração o que era uma novidade para aquela época.
A partir daí Fayol definiu as funções básicas de uma empresa e o conceito de administrar , formulando uma Teoria da Organização.
''A segunda década do século XX foi tumultuada.A Primeira Guerra Mundial (1914-1917) envolveu a Europa e os Estados Unidos em operações militares conjuntas .Em seguida ,os meios de transporte tiveram enorme expansão , com a indústria automobilistica , as ferrovias, e o ínicio da avaliação militar , civil ,e comercial.As comunicações também passaram por enorme expansão do jornalismo e do rádio em ondas médias e curtas.E na Europa surgiu a Teoria Clássica da Administração.''
''O panorama industrial no ínicio do século XX tinha todas as características e elementos para inspirar uma Ciência da Administração: uma imensa variedade