Aspectos históricos da Cidade 2000
Prof. Sylvia Cavalcante
Equipe:
Juliana Xavier
Lethycia Aquino
Hillary Linhares
Ana Bianka Almeida
Inguersom Lima
Turma: AB- M24
2013.2
Sumário
Introdução
Metodologia
Desenvolvimento- Aspectos históricos
Fotos
Conclusão
Referências
Introdução Neste trabalho iremos relatar sobre a história da Cidade 2000. A pesar de termos buscados em diversas fontes, a historia do bairro possui grandes lacunas. Existem vários dados do período de sua fundação, porem desdês então não foi relatado sua história, nem os próprios moradores sabem descreve-la ao certo, apenas alguns “flashes” da história.
Metodologia
Os métodos utilizados para realização deste trabalho constituíram em: pesquisas em campo com entrevistas de moradores do Bairro em estudo; exploração da infraestrutura da 2000; explanação com professores da UNIFOR, Universidade de Fortaleza da área de arquitetura e planejamento; investigação nas Secretarias Estaduais sobre o histórico da Cidade 2000. A regional responsável SER II não respondeu a e-mail enviado pela equipe sobre o Bairro.
Aspectos históricos
A Cidade 2000, ou só 2000 ( dois mil ), localiza-se a Nordeste de Fortaleza. Ela é delimitada à Norte ,Sul e Oeste pelo Cocó, e a Leste pelas Dunas\Manuel Dias Branco. É regido pela Secretaria Executiva Regional (SER) II. Possui 7.885 habitantes, segundo censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2006. O Bairro ocupa uma área de 53,10 hectares.
Esse Bairro antes de ser originado fazia parte de vários loteamentos pertencentes a família Diogo, na antiga área Sítio Cocó. Esta localizada próxima a salinas e delimitada nas proximidades do Rio Cocó, com seu contorno original. Para construção da 2000 o rio foi canalizado para melhor aproveitamento.
Tal Bairro foi projetado pelo arquiteto Rogério Fróis, contendo sua planta arquitetônica em forma de taça em homenagem a Taça Jules