perguntas
Aumentar o número de processos na memória, executar programas maiores a capacidade de memória física, compartilhamento de dados na memória e proteção da memória utilizada por cada processo e pelo sistema operacional.
2.Considere um sistema computacional com 40Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20Kb de memória?
Em sistemas com 40Kb de memória onde há a utilização de 10Kb, a taxa de memória que resta para processo é de 10Kb.
3.O que você entende por fragmentação de memória? Qual a classificação usual de fragmentação de memória? Explique e compare cada uma delas. Faça um desenho ilustrativo de como seria cada fragmentação.
A fragmentação interna ocorre quando um arquivo ou fragmento de arquivo não ocupa completamente o espaço da unidade de alocação destinado a ele, causando desperdício de espaço.
A fragmentação externa ocorre no particionamento dinâmico. A mesma acontece quando os programas forem terminando e deixando novos espaços cada vez menores na memória, não permitindo o aloucamento de novos programas.
4.O que é swapping e para que é utilizada esta técnica?
Swapping é uma técnica para a gerência de memória, utilização a maior taxa de memória principal, melhorando seu compartilhamento. Também resolve os problemas de falta de memória principal no sistema.
5.Por que é importante o uso de um loader com relocação dinâmica para que a técnica de swapping possa ser implementada?
O loader permite uma realocação de programas que possam ser retirados da memória principal para a memória secundaria e repassados novamente para a memória principal em qualquer posição.
6.Qual a diferença entre a alocação particionada estática absoluta em relação a alocação estática relocável?
A diferença entre a ambas é o local na memória principal onde programa