Problemas de Acessibilidade para Cadeirantes no Centro Histórico de São Luís
HISTÓRICO DE SÃO LUÍS
Alcimar Ferreira Ribeiro¹
RESUMO
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa direcionada ao estudo da acessibilidade para cadeirantes no Centro Histórico de São Luís, tendo como objetivos principais a identificação das necessidades e limitações dos sujeitos mencionados nesse espaço da cidade e a caracterização dos principais problemas referentes à acessibilidade no local. A metodologia utilizada no trabalho se baseou em levantamentos bibliográfico e documental; visitas à área de estudo e registros fotográficos para posteriores análises e discussões. Como resultados, a referida pesquisa constatou sérios problemas de acessibilidade na área estudada, situação esta agravada pela falta de adaptação e minimização das barreiras urbanísticas e arquitetônicas presentes no local que, por se tratar de uma área tombada, torna toda e qualquer iniciativa de adequação e adaptação dos equipamentos urbanos, passíveis de complicações burocráticas, que esbarram nas medidas de preservação e conservação das áreas tombadas. Palavras-chave: Acessibilidade. Cadeirante. Centro Histórico de São Luís.
1 INTRODUÇÃO
O acesso aos sítios históricos pelos moradores e visitantes de uma cidade, se caracteriza como uma atividade livre e espontânea, na qual há arraigado um importante valor histórico e material, que é passado de gerações em gerações, devido à história que esse espaço apresenta e repassa a toda uma sociedade.
1
Nesse sentido, a acessibilidade plena aos espaços se caracteriza como fundamental e
indispensável para que todos, sem exceção, possam frequentar permanente ou temporariamente esses locais. Daí a importância de garantir o pleno acesso aos sítios históricos que, além de uma atividade de lazer, apresenta-se como a melhor maneira de possibilitar que a memória e importância da identidade de um povo sejam conservadas e apresentadas através desses sítios de