Mobilidade urbana
MOBILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. MOBILIDADE URBANA HISTORICIDADE
2.2. MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
2.3. MOBILIDADE URBANA EM FLORIANÓPOLIS
2.4. MOBILIDADE URBANA E INCLUSÃO SOCIAL
3. CONCLUSÃO
4. REFEÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Será visto por intermédio deste trabalho a situação da mobilidade urbana no município de Florianópolis onde pesquisas apontam uma posição negativa em todo o país. Sendo Florianópolis apontada como a capital com o pior desempenho de mobilidade urbana, porém para uma melhor compreensão é preciso ter claro o real significado do que é mobilidade urbana, e como se da o funcionamento das nossas cidades de forma globalizada. O conceito de mobilidade explica a mobilidade como à qualidade do que é móvel, volubilidade, inconstância, ou seja, deslocar-se em território garantindo ampla acessibilidade no espaço urbano este que se caracteriza pela cidade. Relaciona-se aos meios de deslocamentos de pessoas da área rural para os grandes centros a concentração de construções de pessoas em um mesmo espaço.
O objetivo principal dessa apresentação é discutir o tema Mobilidade Urbana no Município de Florianópolis e a relação dessa temática com a ação do Serviço Social, através de analise de fontes bibliográficas, utilizando também o método de observação da realidade e algumas pesquisas elaboras por instituições que buscam respostas para as demandas relacionadas a essa temática.
Nosso objeto de estudo busca de forma exploratória apresentar uma melhor compreensão de como é a realidade da mobilidade urbana e o que se tem feito para amenizar os principais problemas ocasionados pela mesma no município de Florianópolis, cidade inicialmente conhecida como Nossa Senhora do Desterro homenageando a uma padroeira sendo alterado seu nome mais a frente em 1984 com intuito de homenagear o presidente Floriano Peixoto caracterizando essa ilha catarinense com o nome de Florianópolis,