Destilação simples
A destilação consiste na separação de líquidos de suas eventuais misturas, através da passagem para o estado de vapor e posterior condensação com retorno ao estado líquido, com auxílio de calor e/ou por redução da pressão.
Um corpo líquido, quando entra em ebulição, passa para o estado de vapor ou gasoso. Para que isto ocorra, o corpo deverá ser submetido a um aumento de temperatura ou a uma diminuição da pressão. A concorrência simultânea destes dois fatores facilitará consideravelmente o fenômeno.
Os compostos orgânicos, quimicamente puros, apresentam pontos de ebulição distintos e definidos, isso torna a destilação um método generalizado, ou seja, é utilizado tanto para separação de misturas como para purificação e caracterização das mesmas. As substâncias puras são destiladas a uma pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante todo o processo de destilação.
A destilação simples é utilizada para separar um líquido de suas impurezas, um solvente usado numa extração, ou, excepcionalmente, para separar líquidos de pontos de ebulição muito afastados que sejam maiores que 80°C.
1.1. Objetivos
Destilar a solução de Sulfato de Cobre, de Dicromato de Potássio e Permanganato de Potássio, com o intuito de quantificar a água removida de cada solução.
2. Revisão Bibliográfica
2.1. Conceitos Gerais
A destilação simples consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguido da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. Figura 1- Ilustração da destilação simples
Fonte: http://w.infoescola.com/files/2009/08/destilacao-simples.gif
O processo de destilação é realizado em laboratório em um equipamento composto de um balão de destilação ligado pelo seu tubo de desprendimento lateral a um condensador. Na abertura superior do balão se encontra uma rolha perfurada onde se introduz o termômetro, com o bulbo situado à altura do tubo de