Aspectos historicos e ideologicos da filosofia moderna e conteporânea
Aspectos históricos e ideológicos da filosofia moderna e contemporânea
PROFESSOR: FERNANDO
ACADÊMICAS: JAINE ALENCAR MUNIZ
PORTO VELHO, 23 DE NOVEMBRO DE 2013.
Aspectos históricos e ideológicos da Filosofia Contemporânea
A Filosofia Contemporânea foi bastante marcada pela corrente filosófica iluminista. O iluminismo representava o período em que novas luzes ou novas ideias surgiam na mente humana, apontando para um tempo em que somente a razão humana iria predominar. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos. A filosofia contemporânea fundamenta-se em alguns conceitos que foram elaborados no século XIX. Um desses conceitos é o conceito de história, que foi formulado pelo filósofo G.W.F. Hegel. A filosofia de Hegel relaciona-se com as ideias de totalidade e de processo. Passamos a entender o homem como um ser histórico, assim como a sociedade.
Uma das conseqüências dessa percepção é a ideia de progresso. O filósofo Auguste Comte foi um dos principais teóricos a pensar essa questão. Tanto a razão quanto o saber científico caminha direção do desenvolvimento do homem (o lema da bandeira brasileira, ordem e progresso, são inspirados nas ideias de Comte). Como o anarquismo, o socialismo e o comunismo, também devem muito à ideia de desenvolvimento e progresso, como caminho para uma sociedade justa e feliz.
As Ciências e as Técnicas
No século XX, a filosofia passou a desconfiar do otimismo científico-tecnológico. As ciências e as técnicas foram incorporadas a grandes complexos industriais e militares, que financiam pesquisas e definem o que deve ser pesquisado e como serão utilizados os resultados.
Exemplo: Complexo industrial-militar das grandes potências mundiais.
Os ideais políticos