“Aspectos gramaticais e produção de texto”
CURSO DE PEDAGOGIA
“CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM”
BRASÍLIA/2012
“CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM”
Trabalho da disciplina “ Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa”, Atividade Avaliativa 01, 5º Semestre do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário UniSEB COC, sob a orientação da Docente Profª Luís Cláudio Dallier
O texto apresentado trata da postura do professor em relação ao ensino da língua portuguesa e sua aplicabilidade de acordo com alguns autores de ontem até os dias de hoje.
Travaglia mostra que são quatro seus objetivos para ensino da língua materna:
No primeiro é desenvolver a competência comunicativa: gramatical e contextual. Em sua visão o aluno deverá ser capaz de formar sequências linguísticas (gramatical) e a partir desta construir e compreender textos (textual).
Crítica – a situação não é tão simples assim. É necessário ter-se uma avaliação sobre que tipo de aluno está lidando; se seu habitat natural/social condiz com uma “conduta padrão” de ensino.
Fica difícil usar palavras em contexto onde ela inexiste ou existe de forma diferente.
No segundo objetivo, o autor lembra que é necessário que o aluno domine a norma padrão da língua e a variedade escrita da língua, o que complementa o primeiro objetivo. Através da pluralidade de textos o aluno estaria em contato com a forma padrão e escrita da língua.
Crítica – para estar apto em seu meio social, o aluno precisa entrar em contato também com veículos (formas) de variação da língua escrita e falada e não se ater simplesmente as regras e padrões.
A escola tem que reconhecer que o que é bom pra ela tem necessariamente antes ser bom ao aluno que está educando. Todo conhecimento tem que girar em torno do progresso da própria sociedade e do País a qual ele está sendo usado.
O ensino da Língua Portuguesa deve proporcionar a transmissão de informações culturais que possibilitem ao aluno sua integração ao mundo que é um dos princípios da educação, com