Aspectos gerais da gengivite e influência na homeostasia
RESUMO
O presente trabalho tem por escopo elucidar os aspectos gerais da gengivite, doença periodontal que, embora careça de maior atenção por parte dos profissionais da saúde, mormente no tangente a crianças e pacientes especiais, prevalece em vultosa parte da população do Brasil e do mundo. Em assim sendo, além das diretrizes basilares sobre o tema em comento, vislumbrar-se-á os fatores de riscos desencadeadores desta moléstia, bem como a correlação com outras doenças sistêmicas, tais quais, endocardite infecciosa e acidente vascular encefálico. Ademais, fez-se imperioso delinear brevemente a epidemiologia, diagnóstico, tratamento e formas de prevenção da doença, para ao final, chegar à conclusão.
INTRODUÇÃO
A gengivite é uma doença infecto-inflamatória que acarreta a inflamação do tecido gengival. Tem como principal agente etiológico, a formação da placa bacteriana, composta por complexas comunidades de bactérias que se acumulam no sulco da gengiva, ativando o sistema imune, o que desencadeia o processo inflamatório. É de inconteste importância, o seu diagnóstico e tratamento precoce, uma vez que poderá evoluir para um quadro mais grave, a periodontite. Ambas as doenças, não fazem distinção de idade ou classe social, portanto, é essencial que a população seja contemplada com maiores informações a respeito dessas enfermidades, que, em certos estágios podem, inclusive, predispor ao surgimento de doenças sistêmicas.
METODOLOGIA
Análise minuciosa de artigos científicos e revisão bibliográfica sobre o tema em epígrafe.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
01. GENGIVITE-ASPECTOS GERAIS E ETIOLOGIA
A gengivite é uma assídua doença periodontal caracterizada pela inflamação reversível e inicial do tecido gengival. Tem como precípuo fator etiológico a presença da ação microbiana da placa bacteriana e, por conseguinte, do biofilme, composto por comunidades