Vitaminas e Sais Minerais
Manaus – Am
2015
Universidade Nilton Lins
ARTHUR GABRIEL, CECÍLIA MACIEL, LAÍS CARDOZO, LUÍSA CALDERARO, LOUISIE MARRIE
Manaus – AM
2015
Introdução
A palavra Vitamina foi criada no princípio do século por Kazimierz Funk, um Bioquímico polonês, que achava que este nutriente era uma “amina da vida”. As aminas são compostos formados pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio na molécula da amônia (NH3) por radicais orgânicos. A palavra inglesa original “Vitamine” foi posteriormente modificada para “Vitamin”, quando se reconheceu que nem todas as vitaminas eram aminas. Em português não houve modificação semelhante. As vitaminas são nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, e protegem-no contra diversas doenças.
Salvo algumas exceções, os animais não possuem a capacidade de sintetizar vitaminas, precisando obtê-las a partir dos alimentos da dieta. A deficiência de vitaminas contribui para o mau funcionamento do organismo e facilita o aparecimento de doenças – avitaminoses. A importância bioquímica é que muitas são coenzimas de diversas enzimas e outras são precursores de hormônios. As vitaminas são substâncias lábeis, alterando-se facilmente por mudanças de temperatura, pH e também por armazenamento prolongado.
Uma característica nutricional marcante das vitaminas vem do fato de elas não serem fontes de calorias e também de não contribuírem de modo apreciável para o aumento da massa corpórea.
Suas principais propriedades envolvem dois mecanismos importantes: o de coenzima e o de antioxidantes e são classificadas pela sua solubilidade.
Tipos:
1. As chamadas vitaminas lipossolúveis são aquelas solúveis em gordura e disponíveis em alimentos, especialmente lipídios. São absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo humano tem capacidade para