Aspectos Da Mudan A Nas Organiza Es
Quando um estudo sobre mudanças organizacionais é iniciado, percebe-se que pode haver um leque de motivos ou de objetivos impulsadores a estas mudanças. A organização pode mudar sua posição no mercado em que está inserida, sua missão, seu ambiente, seus maquinários, seu mix de produtos, seus valores, suas características socioeconômicas, sua cultura e até mesmo mudar seus funcionários e seus respectivos cargos.
A mudança, em qualquer contexto, é natural e decorre a fatores relacionados ao meio onde estão inseridas.
Há vários especialistas que elaboraram estudos, em busca de respostas a respeito do conteúdo das mudanças, analisando as estratégias que ocorrem nas organizações, as pessoas e a variáveis que estão envolvidas no processo.
O estudioso Pettigrew, visava analisar como a mudança é decidida, implementada e controlada. Para ele, o processo de mudança se baseava em: “Por que mudar?”; “O que mudar”; e “Como mudar”. “O porquê de mudar” se deriva da análise da situação na qual a organização está. “O que mudar” se refere às áreas que podem e que serão mudadas como, por exemplo, as pessoas, a estrutura e os processos. “Como mudar” se refere à melhor estratégia “metodologia” que deverá ser aplicada sem que haja maior resistência.
Esse processo de mudança pode ser entendido, se for dividido em três aspectos:
1° Contexto da Mudança: representa a análise dos fatores influentes nas mudanças da organização;
2° Conteúdo da Mudança: representa o que será mudado. Pode ser desde um maquinário novo (Hard) até mesmo aos procedimentos para realizar uma função (Soft);
3° Processo da Mudança: representa a velocidade da mudança e o estilo de liderança, que pode ser democrática ou autocrática, que melhor se adéqua ao processo.
Para que haja um processo de mudança bem feito é necessário:
Conhecer as razões para mudar;
Gerenciar todo o processo;
Efetuar um diagnóstico organizacional;
Embasar a mudança e determinar seu sentido;
Ter um plano