aspectos da deficiencia
O texto ira abordar aspectos históricos da deficiência da era escravista e atualidade. Ira trazer alguns conhecimento vivenciado nestes dois períodos em que a sociedade ainda hoje tem certos preconceitos em relação a essas pessoas com deficiências seja ela auditiva, motora, visual ou mental.
No período escravista devemos enfatizar a sociedade grega, pois eles tinham uma forma sistematizada de corpos. Nesse período devemos destacar o papel do espartanos pois eram uma sociedade que tomavam medidas radicais em relação a pessoas portadoras de deficiências. As crianças ao nascerem se apresentassem alguma diferença no padrão eram jogadas nas fontes ou abandonadas, devido essas pessoas não serem aptas as formas de trabalho presentes no escravismo e pelo fato de que o escravo pudesse ser rentável ao proprietário tornava-se necessário que ele obtivesse com o seu trabalho uma produção acima daquilo que necessitava consumir para continuar vivo, ou seja, um excedente que fosse capaz de financiar a si e toda a superestrutura que se fez necessário nas relações de produção escravista.
Para entendermos mais a atualidade devemos ter conhecimento do período capitalista em que fica explicito o poder das classes dominantes onde os interesses da classe dominante é o interesse de todos. Após a revolução industrial o corpo passa a ser compreendido como uma máquina, e sendo o corpo uma máquina qualquer diferença é compreendida como disfunção da máquina. Com isso dá se a entender que nos dias atuais o pecado no capitalismo é não ser produtivo. Na atualidade existem exemplos de discriminação ou maus-tratos com o deficiente mas o amadurecimento das civilizações e o avanço dos temas ligados à cidadania e aos direitos humanos provocaram, sem dúvida, um novo olhar em relação às pessoas com deficiência.
Acredito que com a tomada de algumas ações tais como o auxílio, socorro e defesa dos direitos dos deficientes, advindos de gestos