Aspectos básicos do diagnostico psicopedagógico
Mantenedora da Faculdade AVEC de Vilhena – RO
PSICOPEDAGOGIA
ACADÊMICOS: ROSEANE FRANCO DE SÁ LEAL.
VILHENA
2013
Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES)
Mantenedora da Faculdade AVEC de Vilhena – RO
ACADÊMICOS: ROSEANE FRANCO DE SÁ LEAL.
VILHENA 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho fará uma abordagem a cerca de um tema de suma importância que é os aspectos básicos do diagnóstico psicopedagógico, alem de uma Entrevista Familiar Exploratória Situacional, onde busca compreender alguns fatores que esta impedindo a aprendizagem da criança, estará de forma clara também, o primeiro contato telefônico que é geralmente onde inicia-se o laço de afinidade com o psicopedagogo, e também não poderíamos de citar as queixas dos pais.
ASPECTOS BÁSICOS DO DIAGNOSTICO PSICOPEDAGÓGICO
É um processo que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo recorrendo, para isso, a conhecimentos práticos e teóricos. Esta investigação permanece durante todo o trabalho diagnóstico através de intervenções e da “... escuta psicopedagogica...”, para que “... se possam decifrar os processos que dão sentido ao observado e norteiam a intervenção”. (BOSSA, 2000, p. 24).
Conforme Weiss, O objetivo básico do diagnóstico psicopedagógico é identificar os desvios e os obstáculos básicos no Modelo de Aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social. (2003, p. 32 ) O diagnóstico possui uma grande relevância tanto quanto o tratamento. Ele mexe de tal forma com o paciente e sua família que, por muitas vezes, chegam a acreditar que o sujeito teve uma melhora ou tornou-se agressivo e agitado no decorrer do trabalho diagnóstico. Por isso devemos fazer o diagnóstico com muito cuidado observando o