Resumos Cap 1 2 E 3
"Psicopedagogia clínica; uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar".
Cap. 1 – Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem Escolar
O livro tem como objetivo registrar um amplo recorte da aprendizagem humana, perpassando aos aspectos que causam o fracasso escolar até o diagnóstico psicopedagógico. Considera-se fracasso escolar uma resposta insuficiente do aluno a uma demanda da escola, podendo ser estudada e analisada por diferentes perspectivas: sociedade, escola e aluno.
Sociedade: é mais ampla e permeia as demais perspectivas, pois estaria o tipo de cultura, estrutura social, relações político-sociais e econômicas, ideologias dominantes as relações explícitas e implícitas desses aspectos com a educação escolar.
Instituição escola: em seus diferentes níveis, como sendo a maior contribuinte para o fracasso escolar de seus alunos. Professores em escolas desestruturadas não podem ocupar bem o lugar de quem ensina tornando o conhecimento desejável pelo aluno. A má qualidade do ensino provoca desestímulo na busca do conhecimento. A rapidez da evolução cientifica e tecnológica do mundo é aprendida por crianças e adolescentes, tal fato faz com que as escolas pareçam paradas no tempo ou voltadas para o passado, engessando esse conhecimento dos alunos e muitas escolas acham que isso é para adultos ou crianças de classe média alta. A escola que não acompanha o mundo atual, ignorando aquilo que o seu aluno já vivencia fora dela, transforma aquele que questiona num “portador de problema de aprendizagem”. Outras falhas escolares estão na qualidade, na dosagem da quantidade de informações transmitidas e na avaliação da aprendizagem. Essas diversas questões ligadas à escola precisam ser pesquisadas durante o diagnóstico psicopedagógico.
Terceira e última perspectiva de estudo ao fracasso escolar está ligada ao aluno: condições internas de aprendizagem e intrassubjetividade são causas específicas ligadas ao aluno.