Aspectos Ambientes da energia Eolica
A energia eólica é conhecida por ser uma fonte renovável e não poluente, pois não emite material radioativo ao ambiente e não tem muita emissão de gases poluentes. Porém suas usinas causam sim alguns impactos ao ambiente.
Impactos Socioeconômicos Poluição Visual
É uma questão que varia de pessoa para pessoa, pois alguns veem as turbinas eólicas como símbolo de uma energia limpa, sendo assim bem recebida. Porém outros podem ter uma visão negativa do novo ambiente, já que aerogeradores de 100m e comprimento das pás acima de 30m causam uma mudança bem grande visual do ambiente.
Porém esse impacto negativo pode ser diminuído com o melhoramento da aparência, utilizando, por exemplo:
Que as turbinas possuam tamanho e tipo parecido;
As cores das torres combinem com os aspectos da paisagem;
A distribuição das turbinas, sendo em linhas a distribuição mais agradável;
Utilização de cores neutras e sem reflexo nas torres e pás.
Além de tudo isso, um bom parque eólico chama a atenção de turistas, o que pode gerar novos empregos e renda.
Exemplo de uma boa distribuição das torres eólicas
Emissão de Ruído
As turbinas eólicas possuem ruídos que podem incomodar a comunidade local. Porém foram criados métodos para a diminuição desses ruídos, como isoladores para os ruídos mecânicos, que são os ruídos gerados pelas engrenagens e geradores. Também existe o ruído aerodinâmico das pás, novas turbinas estão sendo desenvolvidas com a intenção de diminuir esses ruídos.
A intensidade dos ruídos no tem a ver com a velocidade que o vento move as pás, com o relevo do terreno, a distância entre uma torre e outra, tipos de turbinas, entre outros.
Existe uma regulamentação para a distância da instalação dessas usinas perto de áreas residenciais, pois esses sons podem provocar danos a saúde das pessoas, mesmo se não for de imediato o convívio a longo prazo com esses ruídos pode causar:
Mudanças no sono;
Náuseas;
Dores de