Aspecto E Controle Dos Recursos Naturais C Pia
De todos os seres vivos que habitam o planeta Terra, o homem é o único considerado racional, mas até que ponto esse 'racional' se aplica ao ser humano? Será que destroir o meio ambiente sem se preocupar com o futuro das demais espécies e da sua própria torna o homem mais sábio? Acho que não.
Não é de hoje que pesquisas mostram o quão grave está a situação do planeta e como os impactos causados pela ganância do ser humano estão influênciando o equilíbrio ambiental. E, de toda a forma de poluição produzida pela sociedade em geral, a do ar é a pior, pois não afeta somente o causador desse male, mas também plantas e animais.
A poluição do ar ocorre principalmente nas grandes cidades com uma associação de diversos poluentes, o que só agrava a situação, causando, graças aos gases tôxicos e as partículas em suspensão, vários tipos de doenças, como a asma e bronquite, reações alergicas...
Além de prejudicar a saúde humana, esse tipo de poluição contribui com Efeito Estufa, o qual é um fenomêno natural, embora muitos pensem que não, e que sem ele, provavelmente não existiria vida na Terra, já que ele é responsável por aquecer a atmosfera. O que acontece é que a excessiva queima de combustéveis fósseis, como o pétroleo, mais as queimadas e as grandes emissões de gases pelas indústrias, aumentam, de forma bastante significativa, a quantidade de gases que impedem o calor de sair, e com isso ampliam o efeito estufa, o que resulta no aumento do calor na Terra.
Os principais gases que contribuem com o Efeito Estufa são:
- Gás carbônico
- Gás metano
- CFCs
O gás carbônico, o qual provem das fontes de energia poluidora, dos incêndios florestais e da queima de combustivéis fósseis, é responsável por quase 80% do efeito estufa. Já o gás metano, que também é outro vilão, é produzido pelos gases de animais ruminantes, como o boi e pela decomposição de lixos. E os clorofluorcarbonetos (CFCs), que são empregados em refrigeração,