P1 Saúde, política e soociedade
1042 palavras
5 páginas
Disciplina Saúde, Política e Sociedade – O Papel da FarmáciaAVALIAÇÃO
Questão 1
Com base no gradiente saúde/doença de Leavell e Clarck quais são as fases que se busca conhecer e em quais dela você encontra espaços para a atuação do farmacêutico-bioquímico?
Existem quatro fases que se busca conhecer, sendo que cada uma diz respeito a um estágio do desenvolvimento da doença, que é fundamentada na tríade ecológica: agente, hospedeiro e meio ambiente. As quatro fases são:
1. Fase inicial: observam-se fatores (podem variar desde maus hábitos até predisposições genéticas para o surgimento da doença) que podem aparecer no surgimento de uma doença num determinado espaço amostral. Neste caso, o farmacêutico atua no tratamento assistencial e preventivo, de modo parecido com a Atenção Primária à Saúde, nos moldes da OMS em 1978.
2. Fase patológica: também conhecida como pré-clínica, essa fase caracteriza-se pela maioria assintomática do espaço amostral. Neste caso, o farmacêutico atua na realização de exames de rotina e orientação afim de prevenir doenças.
3. Fase clínica: caracteriza-se pela presença, de fato, da doença. Aqui o farmacêutico atua na escolha da substância que será administrada para melhorar o quadro clínico do paciente.
4. Fase da incapacidade residual: caracteriza-se pela atenção ao paciente que sofreu algum tipo de sequela a partir da doença (por isso incapacidade residual). Nessa última fase, a atuação do farmacêutico fica no acompanhamento continuado do paciente, relacionado ao que se deve ingerir para que o paciente possa manter um quadro estável.
Questão 2
Como entender a Hanseníase como doença negligenciada? Por que? Como deveria ser tomada em uma Política Pública?
Doenças negligenciadas: são doenças que afetam a grande maioria da população que foi marginalizada pelo sistema, já que nesses casos a elite já encontrou um meio de se blindar, além de contribuir para a manutenção do quadro de desigualdade.
A Hanseníase pode ser entendida como doença