Asma Brônquica
Curso: Farmácia 3º Período
Disciplina: Fisiologia
Professor: Jardel Cristiano Bordignon
Trabalho de Fisiologia
26 de Março de 2014, Palmas-Paraná
Introdução
A asma é uma doença inflamatória caracterizada por episódios reversíveis de broncospasmo, associada a hiperreactividade brônquica exagerada para vários estímulos. A asma brônquica a nível mundial afecta mais de 150 milhões de pessoas.
O controle da asma depende do médico que assiste ao doente asmático e da capacidade do doente para lidar física, e mesmo psicologicamente com a doença. Existe uma elevada prevalência de sintomas psicológicos e psicossomáticos entre doentes asmáticos que reforçam a necessidade de uma abordagem holística visando alcançar o bem-estar pleno destas pessoas.
Por sua vez, o doente deverá ter boa informação sobre a sua doença e a forma de lidar com ela, particularmente durante as exacerbações.
Infelizmente, aproximadamente três a quartos dos doentes não têm a sua asma devidamente controlada.
Asma Brônquica
Definição
A asma é uma doença caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, na qual participam particularmente mastócitos, eosinófilos e linfócitos T. Em indivíduos suscetíveis, está inflamação causa episódios recorrentes de broncoespasmos, dispnéia, opressão torácica e tose predominantemente noturna ou no inicio da manhã. Estes sintomas são invariavelmente associados a limitação generalizada do fluxo aéreo que pode reverter-se espontaneamente ou sob tratamento. A inflamação esta relacionada também a hipersensibilidade brônquica a vários estímulos alérgicos e não alérgicos. Seu curso clinico é caracterizado por exacerbações e remissões.
Características
A asma brônquica é uma doença crônica mais comum em países